
Itapiranga (AM) – Um homem de 39 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (18) por descumprir medida protetiva, além de injúria e ameaça contra a ex-companheira, de 31 anos, no município de Itapiranga, a 227 quilômetros de Manaus. A prisão foi realizada por policiais da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) após a vítima denunciar que vinha recebendo mensagens com tom ameaçador.
De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, a mulher procurou a delegacia levando o celular para comprovar as ameaças. A partir do boletim de ocorrência, os policiais iniciaram as buscas e conseguiram localizar o suspeito.
A vítima relatou que manteve relacionamento com o homem por dez anos e que, nos últimos dois, ele apresentou comportamento agressivo, especialmente quando consumia bebidas alcoólicas. Ela disse ainda que era alvo de violência psicológica constante e, por isso, decidiu se separar e solicitar medida protetiva.
Segundo o delegado, o histórico de violência inclui xingamentos, humilhações e até uma agressão ao pai da vítima, registrada em junho deste ano, quando o homem tentou retirar o filho do casal à força. “Apesar de ser mais um caso de prisão por descumprimento de medida protetiva, a Polícia Civil tranquiliza as vítimas, pois a Lei Maria da Penha tem se mostrado eficaz. Em grande parte dos casos, os agressores respeitam as medidas por receio de prisão”, destacou Nogueira.
O delegado reforçou que a lei é um instrumento essencial no combate à violência doméstica e que as vítimas devem continuar denunciando casos de ameaça e agressão. “Se uma mulher estiver sofrendo qualquer tipo de violência, deve ligar para o 180, canal seguro e confidencial, ou procurar a delegacia mais próxima para evitar que a situação evolua para um feminicídio”, completou.
O homem foi autuado por descumprimento de medida protetiva, injúria e ameaça. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
Foto: Divulgação PC