
Dois militares das Forças Armadas, com idades de 27 e 28 anos, foram presos em flagrante na última quarta-feira (16/07), suspeitos de envolvimento em um esquema de fraudes virtuais que causou um prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões a uma instituição financeira. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da equipe do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ).

Segundo informações repassadas pelo delegado Ivo Martins, titular do 19º DIP, as investigações começaram a partir de denúncias que apontavam a participação dos suspeitos em fraudes praticadas de forma online. Durante o trabalho investigativo, os policiais conseguiram rastrear as ações dos militares e efetuaram a prisão dos envolvidos.
De acordo com as apurações, o grupo utilizava um esquema sofisticado para lucrar indevidamente com programas de cashback. As fraudes consistiam na realização de compras de alto valor junto a uma companhia aérea, com o objetivo de acumular 1% de retorno em dinheiro. Após o crédito do cashback e a conversão dos valores em pontos, as transações eram canceladas, mas os benefícios financeiros permaneciam válidos, gerando prejuízo milionário à instituição bancária envolvida.
“Foi um esquema articulado, utilizando brechas no sistema das transações financeiras. As investigações apontam que os suspeitos agiram reiteradamente para obter vantagem ilícita”, explicou o delegado.
Os militares foram autuados pelos crimes de estelionato eletrônico e lavagem de capitais e permanecem à disposição da Justiça. As diligências seguem para apurar se há mais pessoas envolvidas no esquema e qual o alcance total das fraudes.

Foto: Divulgação