Governo do Amazonas inicia destruição de 40 toneladas de drogas apreendidas

O Governo do Amazonas iniciou, na quarta-feira (16/07), a incineração de mais de 9,7 toneladas de drogas, entre cocaína, maconha do tipo skunk e haxixe. A ação integra a Operação NARKE 4 e prevê a destruição, nos próximos dias, de um total de 40 toneladas de entorpecentes apreendidos no estado.

As drogas incineradas foram recolhidas em operações realizadas pelas Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), tanto na capital quanto no interior. A destruição desse material representa um prejuízo estimado em R$ 195 milhões para o crime organizado.

A incineração foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e está sendo realizada em duas etapas. Na primeira, foram destruídas 5,44 toneladas de entorpecentes. Na sequência, mais 4,3 toneladas foram incineradas.

O delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, destacou o trabalho das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas no estado.
“As drogas ainda são a principal fonte de financiamento do crime organizado, movimentando cifras bilionárias e sustentando uma rede violenta e complexa. Essa operação representa um duro golpe contra essas estruturas e reforça que nosso trabalho segue firme”, afirmou Fraga.

O material destruído foi apreendido em diversas ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com atuação da PC-AM e da PMAM. O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, reforçou a importância da integração das forças de segurança no combate ao tráfico de entorpecentes.
“O Amazonas tem se destacado pela atuação conjunta e contínua no enfrentamento ao tráfico. Esse trabalho demonstra o comprometimento das instituições com a sociedade e com a legalidade, culminando nessa incineração que retira das ruas uma quantidade significativa de drogas”, afirmou.

Procedimentos

A incineração das drogas é considerada uma etapa essencial do processo penal, além de reforçar a segurança pública ao garantir a eliminação definitiva das substâncias ilícitas. As drogas são transportadas até uma empresa especializada, onde são destruídas em fornalhas por meio de esteiras industriais. A conclusão do processo está prevista para ocorrer ao longo da semana, respeitando a capacidade diária da estrutura utilizada.

Apreensões em alta

O trabalho das forças de segurança tem refletido em números expressivos de apreensões. No primeiro semestre de 2025, as apreensões de drogas no Amazonas cresceram 16,2% em comparação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e junho deste ano, foram apreendidas 24,8 toneladas de entorpecentes, contra 21,4 toneladas no ano anterior.

Em junho deste ano, o estado registrou a maior apreensão de drogas de sua história em uma única ocorrência. Na ocasião, a Companhia de Operações Especiais (COE) recolheu 6,5 toneladas de drogas, entre maconha skunk e cocaína.

Fotos: Divulgação PC-AM/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *