
AMAZONAS | O governador Wilson Lima anunciou, neste sábado (21/06), o lançamento de seis novos editais de fomento cultural, que estarão com inscrições abertas a partir do dia 30 de junho. A iniciativa integra o pacote de ações de incentivo à Cultura e ao Turismo do Governo do Amazonas na semana que antecede o Festival de Parintins e representa um investimento de R$ 10,7 milhões, com recursos do Ministério da Cultura, por meio do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Durante o anúncio, o governador destacou a importância do apoio aos artistas e à produção cultural no estado. “Os artistas se credenciam nesse nosso edital para que possam ser contemplados. É mais uma ajuda que nós estamos trazendo para o município de Parintins e nesse contexto eu queria também fazer menção à galeria Cidade Aberta em que por toda a cidade nós espalhamos arte, contratamos 85 artistas para desenhar murais e todos eles contando a história de Parintins”, ressaltou Wilson Lima.
Os editais serão lançados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Fundo Estadual de Cultura. Com foco em ações da Lei Cultura Viva, pesquisa, formação, manutenção de espaços culturais e incentivo a festas populares, a seleção contemplará 127 projetos, beneficiando artistas, produtores, coletivos e grupos tradicionais em todo o estado.
A medida representa mais um impulso à economia criativa amazonense, com impactos diretos na geração de renda, no fortalecimento dos saberes populares e na valorização da diversidade cultural. Os seis editais contemplam as seguintes categorias: Festas e Festejos Populares, Pontões de Cultura, Pontos de Cultura, Prêmio Juarez Lima para Pontos de Cultura, Espaços Culturais e Pesquisa em Cultura e Patrimônio. Os detalhes completos das chamadas públicas estarão disponíveis no portal [cultura.am.gov.br] a partir de 30 de junho.
Com a publicação desses novos editais, o Governo do Amazonas atinge a marca de 18 seleções públicas voltadas ao setor cultural entre 2024 e 2025.
Chamamento para Cadastro Reserva
Além do pacote de editais, o governador anunciou a abertura do chamamento público para cadastros reserva dos editais da Política Nacional Aldir Blanc, Ciclo 1, também a partir de 30 de junho. A iniciativa tem o objetivo de garantir o aproveitamento de recursos remanescentes e rendimentos, ampliando o alcance do apoio a projetos nas áreas de circo, música, dança, culturas indígenas, população trans e cultura popular. O valor destinado a essa etapa adicional é de R$ 2,7 milhões.