
Um dia após um preso morrer em meio a um tumulto entre facções criminosas rivais, a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) realizou uma operação de revista na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), situada na zona leste de Manaus. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (19).

Mais de 100 agentes de segurança pública participaram da intervenção. A operação contou com apoio da Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), além da Polícia Civil e do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De acordo com o secretário da Seap, coronel Paulo Cesar, o reforço faz parte de um protocolo padrão, acionado sempre que há conflitos dentro do sistema penitenciário. “As forças de segurança estão atuando de forma integrada para retomar a ordem e garantir a segurança tanto nas unidades prisionais quanto para a sociedade em geral”, afirmou.
O episódio que motivou a operação aconteceu na tarde de quarta-feira (18), quando um confronto entre internos resultou em um preso sendo espancado por outros detentos. A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo a Seap, novas medidas estão sendo estudadas para reforçar a segurança na UPP e prevenir novas ocorrências de violência dentro da unidade.
Foto: Divulgação/Seap