
AMAZONAS | O 58º Festival de Parintins, recebeu do Ministério do Turismo, um investimento de R$ 10 milhões para este ano. O valor foi garantido pela Lei N° 14.960, que reconhece o Festival Folclórico de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso como manifestação da cultura nacional.
A lei, de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto, foi sancionada em setembro do ano passado e teve relatoria do senador Plinio Valério. Ela determina no artigo segundo que compete ao poder público garantir a livre atividade e destinar recursos para a preservação do Festival de Parintins bem como dos bois Garantido e Caprichoso.
Todos os anos, o Festival, que é considerado o maior espetáculo a céu aberto do mundo, atrai milhares de pessoas para Parintins. Este ano, a expectativa é superar os números de edições anteriores, acima de 120 mil visitantes.
Além do recurso financeiro a lei reconhece o Festival Folclórico de Parintins como um dos maiores eventos culturais do Brasil, sendo a 13ª expressão reconhecida legalmente como manifestação cultural nacional, e, juntamente com as escolas de samba, festas juninas e outras, passa oficialmente a representar a autêntica cultura do país.
O duelo entre os bois Caprichoso e Garantido, acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho e promete mais um grande espetáculo da Amazonia para o mundo.