PF deflagra operação contra garimpo ilegal e crimes ambientais no Amazonas

Manaus (AM) — A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Barões do Filão, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em garimpo ilegal, lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Ao todo, quatro mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos em endereços de investigados nos municípios de Itaituba (PA), Novo Progresso (PA), Sinop (MT), Porto Velho (RO) e Regeneração (PI). Além das prisões, a Justiça determinou o sequestro de bens e o bloqueio de ativos que somam R$ 74,1 milhões, valor correspondente aos danos ambientais identificados durante a investigação.

A operação teve início após uma fiscalização realizada no local conhecido como “Filão dos Abacaxis”, no interior do Amazonas. Durante a ação, cerca de 50 trabalhadores foram resgatados em condições degradantes. Segundo a PF, a área é considerada uma das regiões de garimpo mais lucrativas da América Latina.

As investigações apontam que o garimpo tinha um responsável pela administração da área, que arrendava “poços” de extração para terceiros. Esses arrendatários, por sua vez, recrutavam trabalhadores para a atividade ilegal, utilizando produtos tóxicos como o cianeto, o que causava graves impactos ambientais na região.

A Operação Barões do Filão é um desdobramento da Operação Mineração Obscura e contou com o apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), que integra forças de segurança dos nove estados da Amazônia Legal e de países que compartilham a floresta amazônica em seus territórios.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *