
Juruá (AM) – 26/08/2025 – Um helicóptero de cor preta, modificado para o transporte de entorpecentes, foi localizado às margens de um lago no município de Juruá, distante 674 quilômetros de Manaus. A ocorrência foi registrada nesta segunda-feira (25), após denúncias anônimas. Durante a ação, as equipes encontraram dois tabletes de maconha do tipo skunk, pesando aproximadamente três quilos.

A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), pelo 7º Grupamento de Polícia Militar (GPM), e a Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo o delegado Célio Lima, titular da 70ª DIP, a equipe foi acionada depois que moradores informaram ter visto uma aeronave parcialmente submersa no lago. “As diligências foram iniciadas e, ao chegarmos ao local, confirmamos a presença do helicóptero. A denúncia também indicava que uma lancha com algumas pessoas esteve na área no fim de semana, possivelmente em busca da aeronave. Encontramos os tabletes de droga, mas o piloto não foi localizado”, explicou.

O delegado informou ainda que a queda da aeronave pode ter ocorrido no fim de semana, mas que a denúncia só chegou à polícia na segunda-feira. “As investigações seguem para identificar os responsáveis pela aeronave, localizar os tripulantes e descobrir a origem e o destino do entorpecente”, acrescentou.

De acordo com o comandante do 7º GPM, Ézio Soares, o local onde o helicóptero foi encontrado é de difícil acesso. “Apenas um sargento, um soldado, um investigador e um guarda municipal conseguiram chegar até a área. A equipe restante permaneceu às margens do lago acompanhando a diligência”, disse.

Ainda segundo o comandante, um forte odor foi percebido próximo ao local, mas, após buscas minuciosas, nada que justificasse o cheiro foi encontrado. “Apenas os tabletes de maconha foram apreendidos. Ninguém foi preso”, concluiu.

Foto: Divulgação PC