
Manaus/AM – Uma redação sobre os desafios da crise climática levou a estudante Maria Gabriella Silva Freitas, de 17 anos, a representar o Amazonas no programa “Jovem Senador”, em Brasília. Aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, localizada no bairro Armando Mendes, na zona leste de Manaus, Maria Gabriella está na capital federal participando de uma semana de atividades voltadas ao aprendizado sobre o funcionamento do Poder Legislativo.
Nesta quarta-feira (20/8), a jovem visitou o gabinete do senador amazonense Eduardo Braga (MDB), que destacou a importância da conquista para a juventude do estado.
Acompanhada do professor de língua portuguesa e orientador Hudson Azevedo, a estudante já participou de uma sessão plenária com outros jovens selecionados de diferentes estados. A programação também inclui visitas aos principais espaços do Congresso Nacional, a subida na rampa, a diplomação e a eleição da Mesa Diretora Jovem Senador.
“Um dos pontos que estamos aprendendo no mandato de jovem senador é saber ouvir e unir ideias. Esse aprendizado levarei para a vida”, afirmou Maria Gabriella.
Criado em 2007, o programa “Jovem Senador” é uma iniciativa do Senado Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias estaduais de Educação. Para participar, os estudantes precisam vencer um concurso de redação. Em 2025, o tema escolhido foi “Emergência Climática: pense no futuro, haja no presente”.

Foto: Divulgação