
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (8), a Operação Cupim de Aço, com o objetivo de desarticular uma rede de financiamento a garimpos ilegais localizados no entorno da Terra Indígena Apyterewa, no Pará.
Agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nos estados do Pará e Tocantins. Durante as ações, foram apreendidos veículos, joias, armas, mídias digitais e outros materiais que poderão servir como prova no avanço das investigações.
No Pará, três mandados foram executados no distrito de Taboca, em São Félix do Xingu. Já no Tocantins, as equipes atuaram em Araguaína e Campos Lindos, onde um dos investigados foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
A investigação começou após monitoramento remoto identificar sinais de degradação ambiental na região. Em maio deste ano, uma operação em campo confirmou a existência de extração ilegal de cassiterita em plena atividade. A partir daí, os agentes conseguiram identificar tanto os responsáveis pelo financiamento quanto o arrendatário da área utilizada para o garimpo clandestino.
A Polícia Federal seguirá apurando o caso para mensurar o impacto ambiental, calcular os prejuízos causados, localizar possíveis novos pontos de exploração e identificar todos os envolvidos na prática criminosa.
Foto: Divulgação PF