Governo do Amazonas avança com a maior reforma da história do Hospital Francisca Mendes

Em visita técnica realizada nesta terça-feira, 5 de agosto, o governador Wilson Lima acompanhou o progresso das obras de reforma e ampliação da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, localizada na zona norte de Manaus. Com 41% da obra concluída, essa é a maior intervenção já feita na unidade desde sua inauguração, há 26 anos.

A vistoria ocorreu no Dia Nacional da Saúde, data que reforça a importância dos investimentos em estrutura hospitalar e qualidade de atendimento, especialmente em serviços de alta complexidade, como a cardiologia.

O projeto prevê um aumento de 38% na capacidade de internação, passando de 147 para 204 leitos. A unidade contará com novas UTIs, recepção ampliada para até 200 pessoas, além da implantação de espaços como o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia 2 e um novo laboratório. A obra está sendo executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), com investimento de R$ 43 milhões.

“A nossa missão é entregar um hospital mais moderno, tecnológico e eficiente, capaz de proporcionar conforto, agilidade e atendimento de ponta aos usuários do SUS”, afirmou o governador. A previsão é que as novas áreas comecem a funcionar até o final de 2025, com a entrega total prevista para 2026.

Entre as melhorias estão a reforma do heliponto, ampliação do estacionamento, climatização das áreas reformadas e revisão completa das redes elétrica, hidráulica e de combate a incêndio. Para garantir a continuidade dos atendimentos, os serviços ambulatoriais e de reabilitação foram transferidos para espaços adaptados.

A secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, explicou que a reforma está sendo executada em etapas para que o hospital continue funcionando plenamente. “Estamos conseguindo manter o atendimento enquanto ampliamos a capacidade de cirurgias cardíacas e procedimentos hemodinâmicos”, disse.

Reconhecido como referência em cardiologia na Região Norte, o Hospital Francisca Mendes tem apresentado avanços expressivos nos últimos anos. Desde 2019, a fila de cirurgias cardíacas pediátricas foi zerada. Somente em 2024, foram realizadas 563 cirurgias cardíacas, sendo 403 em adultos e 160 em crianças, além de 356 cirurgias vasculares, 4.500 procedimentos de hemodinâmica e mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais.

Em maio de 2025, o hospital ganhou destaque nacional ao realizar a primeira cirurgia cardíaca pediátrica com teleorientação da Região Norte. O procedimento foi feito em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, por meio do Proadi-SUS, utilizando equipamentos de alta resolução para transmissão ao vivo da cirurgia.

Outras melhorias recentes incluem a aquisição de um novo tomógrafo, modernização do parque de imagem, instalação de um novo equipamento de hemodinâmica, que ampliou em 50% a capacidade de cateterismos e angioplastias, e a expansão do laboratório de análises clínicas, agora com capacidade para mais de 4 mil exames diários.

“O Francisca Mendes está passando por uma transformação histórica. Até o fim de 2025, ampliaremos ainda mais os ambulatórios, e até 2026 o hospital estará completamente revitalizado para dobrar a capacidade de atendimento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *