Seleção Brasileira de basquete é convocada para a AmeriCup

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou nesta segunda-feira (21) a lista de 16 jogadores convocados pelo técnico Aleksandar Petrovic para a disputa da AmeriCup 2024, principal torneio de seleções das Américas, que será realizado entre os dias 22 e 31 de agosto em Manágua, Nicarágua.

Entre os convocados, estão sete jogadores que defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: Vítor Benite, Georginho, Yago Matheus, Bruno Caboclo, Léo Meindl, Lucas Dias e Mãozinha. Além deles, foram chamados Caio Pacheco, Alexey, Reynan, Kevin Crescenzi, Gui Deodato, Mathias, Tim Soares, Márcio e Ruan.

Preparação começa em agosto

O grupo se apresenta no dia 3 de agosto, em Guarapari (ES), onde realizará treinos até o dia 15. Desses 16 nomes, 12 serão escolhidos para disputar a AmeriCup. Antes da viagem para a Nicarágua, a seleção participa da Copa Latina, torneio amistoso no Panamá, com jogos contra Argentina, Uruguai e os anfitriões panamenhos, entre os dias 17 e 19 de agosto. No dia 20, o Brasil ainda enfrenta a Nicarágua em um último amistoso preparatório.

Adversários definidos na primeira fase

O Brasil caiu no Grupo A da AmeriCup, ao lado de Uruguai, Bahamas e Estados Unidos. A estreia será no dia 23 de agosto, às 16h10 (horário de Brasília), contra o Uruguai. No dia 24, a equipe encara as Bahamas, às 18h40, e encerra a fase de grupos diante dos Estados Unidos, no dia 26, às 22h10.

O formato da competição prevê que os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.

Quem ficou de fora?

Dois nomes que estiveram no radar da comissão técnica pediram dispensa: Didi Louzada, que recentemente acertou com o Sunrockers Shibuya, do Japão, e Gui Santos, do Golden State Warriors. Ambos alegaram motivos pessoais para não participarem da preparação e do torneio.

Flamengo domina lista entre clubes brasileiros

Dos convocados, sete atuam no basquete nacional. O Flamengo é o clube com mais representantes, com Alexey, Gui Deodato e Ruan. O Sesi Franca cede Lucas Dias e Georginho. Kevin Crescenzi (Brasília) e Reynan (Pinheiros) completam a lista de atletas que jogam no Brasil.

No exterior, a liga espanhola lidera em número de jogadores: Caio Pacheco (Coruña), Vítor Benite (Baloncesto Sevilla) e Léo Meindl (San Pablo Burgos).

Retrospecto brasileiro

O Brasil é um dos maiores vencedores da competição, com quatro títulos conquistados (1984, 1988, 2005 e 2009). Na última edição, em 2022, disputada no Recife, a seleção ficou com o vice-campeonato, após perder a final para a Argentina.

Foto: Divulgação/Fiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *