Detran-AM apreende 30 motocicletas sem placa e registra quase 600 infrações em operação de trânsito em Manaus

Entre sexta-feira (18) e domingo (20), uma operação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) resultou na apreensão de 30 motocicletas que circulavam sem placas de identificação pelas ruas de Manaus. A ação ocorreu de forma simultânea em cinco zonas diferentes da capital e teve como objetivo coibir irregularidades e reforçar a fiscalização no trânsito.

Além das apreensões, os agentes de trânsito registraram 596 autuações por diversas infrações e 21 casos de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool.

De acordo com o Detran-AM, boa parte das motocicletas estava sem placa de forma deliberada. A prática, segundo o órgão, é usada por condutores para tentar escapar de punições administrativas, civis e criminais em caso de irregularidades ou acidentes. Conduzir veículo sem identificação é uma infração grave e, além da multa prevista, implica na remoção imediata do veículo por comprometer a fiscalização e a segurança no trânsito.

Na madrugada de domingo (20), um dos casos mais graves foi registrado: um motorista acabou preso em flagrante após ser flagrado dirigindo embriagado. Ele ainda resistiu à abordagem e desacatou os agentes, sendo encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Entre as irregularidades mais recorrentes flagradas na operação estão: motociclistas e passageiros sem o uso de capacete, veículos circulando sem equipamentos obrigatórios, motoristas realizando retornos sobre calçadas, condutores não habilitados ou permitindo que pessoas sem habilitação assumissem a direção, uso de calçados inadequados na condução, alterações indevidas em itens de iluminação e sinalização dos veículos, além da recusa a cumprir procedimentos previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Detran-AM reforçou que ações de fiscalização como essa seguirão ocorrendo de forma contínua em todas as regiões de Manaus, com o propósito de reduzir o número de acidentes e combater práticas que coloquem em risco a segurança de condutores, passageiros e pedestres.

Foto: Divulgação/Detran-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *