
O Boi-Bumbá Garantido abriu a primeira noite do 58º Festival Folclórico de Parintins, nesta sexta-feira (27/06), com um espetáculo que reverenciou as raízes culturais da Amazônia. Com o tema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, dentro do projeto “Boi do Povo, Boi do Povão”, o bumbá vermelho e branco levou à arena do Bumbódromo uma apresentação marcada por figuras míticas, ancestralidade e a força do povo da floresta.

A apresentação do Garantido teve como destaques a Lenda Amazônica “Tapyra’yawara” (Item 17), que trouxe para o palco uma narrativa simbólica do imaginário indígena, e o Ritual Indígena “Moyngo, A Iniciação Maragareum”, que encerrou a noite em tom espiritual e performático.
Segundo o coordenador de itens do Garantido, Lucas Vasconcelos, 25 anos, a preparação para o espetáculo envolveu mais de um ano de trabalho intenso. “Estamos sempre com aquela ansiedade, mas trabalhamos duro para trazer um boi grande, com inovação e essência amazônica para o Bumbódromo”, destacou.

Na galera, o sentimento é de paixão que atravessa gerações. A torcedora Delma Sicsú, 54 anos, participa do festival todos os anos e, com orgulho, reforça o vínculo afetivo com o bumbá encarnado. “Ser Garantido é algo que não se explica, é sentimento puro. Estou certa de que ele vai entregar um espetáculo arrebatador, como sempre faz”, afirmou.

Neste sábado (28/06), o Boi Garantido encerra a segunda noite do Festival de Parintins, que conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Ministério da Cultura.
FOTOS: Mauro Neto / Secom