
Manaus – Em alusão ao mês do meio ambiente, a Prefeitura de Manaus alcançou resultados expressivos nas ações de arborização da cidade. Somente nos primeiros seis meses de 2025, foram plantadas 15.608 novas mudas e mais de 60 mil foram doadas à população. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (24/6), durante ação na avenida Autaz Mirim, na zona Leste da capital.
O volume de plantio é quase três vezes maior do que o total registrado ao longo de todo o ano anterior, refletindo o avanço das políticas ambientais da atual gestão. Desde 2021, a prefeitura contabiliza 38.634 árvores plantadas na cidade.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Fransuá Matos, a marca histórica é resultado do empenho da equipe técnica e do uso de equipamentos que aceleram o preparo do solo.
“A gestão do prefeito David Almeida alcançou um grande marco. Agora, com o verão amazônico, vamos intensificar os cuidados, especialmente com as regas, para garantir o desenvolvimento das mudas”, destacou o secretário.
População como protagonista
A campanha “Manaus Mais Ambiental” também tem incentivado a participação popular, com ações itinerantes de doação de mudas. A moradora Valcylene Sousa, que participou da atividade na Autaz Mirim, reforçou a importância da iniciativa:
“Quanto mais árvores, melhor. Se cada um plantasse uma em casa, já faria diferença. Árvore é vida, e essa ação é muito boa para a nossa cidade”, disse.
Somente na primeira semana da campanha “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental”, 21.127 mudas foram distribuídas em mais de 50 pontos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Avanços na gestão ambiental
Além da arborização, a prefeitura também vem intensificando ações de fiscalização e ampliando a gestão de áreas protegidas. Três planos estratégicos estão em fase de elaboração ou revisão: o Plano de Ação Climática, o Plano de Redução de Riscos e Desastres e o Plano de Saneamento Básico. Todos eles visam orientar políticas públicas de médio e longo prazo.
“A gestão ambiental do prefeito David Almeida não para de avançar. Estamos estruturando a cidade para enfrentar os desafios climáticos e ambientais com planejamento e ações concretas”, reforçou Fransuá Matos.
Benefícios da arborização urbana
A arborização urbana é uma ferramenta estratégica na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Entre os benefícios estão a mitigação de enchentes, redução das ilhas de calor, melhoria da qualidade do ar, proteção da fauna, além da promoção da saúde e do bem-estar por meio de áreas verdes que incentivam a convivência e a prática de atividades físicas ao ar livre.
Última semana do Junho Verde
A programação do “Junho Verde – Manaus Mais Ambiental” segue até o final do mês com as seguintes ações:
Quarta-feira (25/6): Ação ambiental na RDS do Tupé, na comunidade São João, das 9h às 12h;
Quinta-feira (26/6): Fiscalização e orientações ambientais para passageiros em embarcações fluviais;
Sexta-feira (27/6): Lançamento da Campanha de Combate às Queimadas, às 9h, no Parque Municipal do Mindu.
Foto: Semcom