
Maués (AM) – Na véspera do aniversário de 192 anos do município, o governador Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (24/06), a mais nova base do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em Maués. A estrutura permanente integra o plano de regionalização das forças de segurança pública no estado e marca a quarta unidade implantada no interior somente em 2025.

A nova instalação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndios e Proteção Civil (GCIP) reforça a atuação da corporação no interior amazonense, principalmente durante o período de estiagem, quando aumenta o risco de queimadas e outras emergências. O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça e as prefeituras locais.
“Além da base física, estamos designando cinco bombeiros militares para atuar em conjunto com os brigadistas disponibilizados pela prefeitura. É uma estrutura que vai permitir mais agilidade no atendimento à população, especialmente em períodos críticos”, destacou o governador Wilson Lima.

O espaço construído em Maués possui mais de 350 metros quadrados de área útil, com alojamentos masculino e feminino, recepção, copa, salas de comando e instrução, setor administrativo e garagem. A unidade também recebeu equipamentos operacionais como caminhão Auto Tanque Florestal com capacidade para 10 mil litros de água, além de viatura leve equipada, motosserras, bombas d’água, esguichos, lanternas, pulverizadores e outros dispositivos voltados para ocorrências urbanas e rurais.
Além dos militares fixos, 13 brigadistas foram cedidos pela Prefeitura de Maués e farão parte da força local. De acordo com o tenente-coronel Cristiano Ferreira, comandante do novo grupamento, a iniciativa foi pensada para oferecer resposta rápida às demandas do município. “É um projeto estruturado para atender, principalmente, os desafios da estiagem e aproximar os serviços de emergência das comunidades mais distantes”, explicou o oficial.
A inauguração contou com a presença dos deputados estaduais Cabo Maciel e João Luiz, e da prefeita de Maués, Marcelly Veras.
A previsão do Governo do Estado é ampliar ainda mais essa rede de atendimento. Com a inauguração das unidades em Tapauá, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã e, agora, Maués, a meta é elevar de 11 para 27 o número de municípios com estrutura fixa do Corpo de Bombeiros até o fim de 2025.
O modelo dos GCIPs segue as diretrizes da Lei Federal nº 13.425/2017 e da Lei Estadual nº 6.987/2024, que regulamentam a cooperação técnica entre Estado e municípios na prevenção e resposta a desastres. Os brigadistas, inclusive, passam por um curso com duração de 18 meses e carga horária de 480 horas, recebendo capacitação em diversas áreas operacionais, como combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento aquático e manuseio de produtos perigosos. Ao final da formação, os participantes recebem certificação de Bombeiro Civil.
O investimento total no projeto, que conta com recursos federais e estaduais, é estimado em R$ 25 milhões. Às prefeituras parceiras cabe garantir a estrutura física e a cessão de brigadistas.
A nova base em Maués é mais um passo estratégico na descentralização dos serviços de segurança pública no Amazonas, fortalecendo a atuação do Estado no interior e contribuindo com geração de emprego, formação técnica e proteção à população.
Foto: Divulgação