Diretor do Detran-AM prestigia lançamento da 2ª etapa do Sistema Paredão e destaca avanços na segurança pública do Amazonas

MANAUS | O evento de lançamento da segunda etapa do Sistema Paredão, realizado na segunda-feira (16), contou com a presença do diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes, que vem se destacando pela atuação à frente do departamento, contribuindo de forma estratégica para a modernização da segurança no estado, especialmente por meio da integração tecnológica com o sistema de identificação e monitoramento de veículos e pessoas.

Durante a cerimônia, o governador Wilson Lima apresentou oficialmente a nova fase do programa, que agora inclui câmeras com tecnologia de reconhecimento facial instaladas em pontos estratégicos de Manaus. O objetivo é fortalecer as ações de segurança pública, com foco na prisão de foragidos, prevenção de crimes e maior eficiência no monitoramento urbano.

Um dos avanços mais significativos é a integração do Sistema Paredão com os dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) e do Detran-AM, permitindo o cruzamento automático de rostos identificados com o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), agilizando a captura de criminosos.

“Desde que assumimos em 2019, temos trabalhado muito para fazer essa transição do analógico para o digital. Hoje, damos mais um passo importante com a ativação de cinco pontos no Centro de Manaus, e vamos avançar para outras áreas estratégicas da cidade”, destacou o governador.

Outra novidade anunciada foi o início da parceria com a iniciativa privada, permitindo que sistemas de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais e condomínios sejam integrados ao Paredão.

A nova fase contará com 650 câmeras de reconhecimento facial distribuídas em locais de grande circulação, como praças, terminais, hospitais, delegacias e centros comerciais. A seleção dos pontos foi feita com base em relatórios das agências de inteligência, priorizando áreas críticas.

O projeto integra o programa Amazonas Mais Seguro, que desde 2019 já soma mais de R$ 1,16 bilhão em investimentos para fortalecer as forças de segurança do estado.

Além de David Fernandes, o evento contou com a presença dos deputados estaduais Cabo Maciel e Abdala Fraxe; do secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida; do comandante da Polícia Militar, Klinger Paiva; do presidente da ACA, Bruno Pinheiro; do presidente da CDL, Ralph Assayag; do promotor Leonardo Tupinambá, entre outras autoridades civis e militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *