
BRASIL | O cantor Marlon Brandon Coelho Couto, conhecido como MC Poze do Rodo, foi preso na madrugada desta quinta-feira (29) por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, Poze tem ligação direta com a facção criminosa Comando Vermelho (CV) e é acusado de apologia ao crime e associação ao tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, o funkeiro realiza shows exclusivamente em comunidades dominadas pelo Comando Vermelho, sempre com a presença ostensiva de criminosos fortemente armados. A polícia afirma que os eventos são usados para lavagem de dinheiro e fortalecimento financeiro do tráfico, com parte dos lucros sendo destinados para compra de drogas, armas e materiais ilícitos.
Além disso, a DRE aponta que as músicas de Poze fazem clara apologia ao tráfico, ao uso de armas e incitam confrontos entre facções rivais, colocando a vida de inocentes em risco.
O mandado de prisão temporária foi cumprido na casa do cantor, localizada em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Poze não quis dar declarações no momento da prisão.
O advogado do cantor, Fernando Henrique Cardoso Neves, afirmou que a defesa irá pedir um habeas corpus e que as acusações são baseadas em uma “narrativa antiga”.
A Polícia Civil reforça que as investigações continuam para identificar outros integrantes da facção e financiadores dos eventos criminosos.